15 FEV | Pensar África – Investigar (Política em) África

O CEI-IUL organiza, em parceria com o Mestrado e Doutoramento em Estudos Africanos do ISCTE-IUL, mais um seminário Pensar África, desta vez subordinado ao tema Investigar (Política em) África. O evento contará com a participação da investigadora Edalina Sanches do ICS- Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e terá lugar no dia 15 de fevereiro de 2017 às 18h, no Auditório Mário Murteira (edifício Sedas Nunes) no ISCTE-IUL.

Sobre a conferência Investigar (Política em) África’

Entre a formulação da questão ou do problema de investigação e a discussão dos resultados propriamente ditos existe um conjunto de decisões importantes a serem tomadas, nem sempre de forma linear ou sequencial. Elas implicam que o(a) investigador(a) escolha o tipo de estudo (comparativo ou estudo de caso) que vai realizar, as hipóteses ou premissas teóricas que vai testar e recolha os dados empíricos que vão “objetivar” a sua investigação (quantitativos, qualitativos ou ambos). Cada uma destas decisões tem vantagens e desvantagens e relaciona-se intimamente com a abordagem epistemológica escolhida pelo(a) investigador(a). Nesta sessão do Pensar África, discutem-se algumas estratégias de investigação aplicadas ao estudo de fenómenos políticos em países Africanos. O objetivo é familiarizar os(as) estudantes com os limites e as potencialidades de cada método e apresentar algumas soluções que possam ser úteis ao desenvolvimento dos seus próprios projetos de investigação.

Sobre a conferencista

Licenciada em Sociologia, Mestre em Política Comparada e Doutorada em Ciência Política, Edalina Sanches é, desde 2015, investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e Professora Auxiliar convidada no ISCTE-IUL. No seu projeto de pós-doutoramento (“Ao encontro dos cidadãos? A evolução programática dos partidos e sistemas partidários em novas democracias”) investiga em que medida a dimensão programática tem (ou não) sido assumida como um eixo importante da competição eleitoral em África. As suas áreas de interesse são partidos e sistemas partidários na África Subsaariana e eleições e instituições políticas em novas democracias.

Young voters in South Africa. Photo by HelenOnline / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply