Em Maio, o Ciclo AfrikPlay no Largo – “A Outra Margem” centra-se nas travessias África-Europa através do Mar Mediterrâneo, mostrando diferentes perspectivas: os que caminham para chegar ao embarque, os que tentam a travessia mas são capturados a meio, os que conseguem chegar à Europa e os que perecem no mar. Numa altura em que somos confrontados com imagens chocantes de barcos precários sobrelotados com centenas de pessoas a bordo, dispostas a tudo para sobreviver, propomos o debate sobre este tema que volta a estar na ordem do dia. NOTA: algumas imagens podem ferir a susceptibilidade dos espectadores.

 

The Land Between
The Land Between oferece uma visão intimista sobre a vida de emigrantes da África subsariana que vivem nas montanhas do norte de Marrocos. Para a maioria, o seu sonho é entrar na Europa através de uma barreira altamente militarizada em Melilla, enclave espanhol no continente Africano. Com um acesso exclusivo e sem precedentes, este filme documenta o quotidiano desses emigrantes presos no limbo, bem como a extrema violência e os maus tratos constantes que enfrentam, tanto das autoridades marroquinas como espanholas. Também explora muitas questões que são universais, incluindo o como e o porquê de as pessoas estarem dispostas a arriscar tudo, incluindo deixar a sua vida, o seu país, a sua família e amigos, em busca de uma vida nova e melhor.

Drowning for Freedom: Libya’s Migrant Jails
Migrant Prisons of Libya: Europe or Die (ano, duração) é um documentário produzido pela Vice News. À medida que a Líbia pós-Khadafi parece entrar cada vez mais num ambiente de guerra civil e anarquia, imigrantes oriundos de África e do Médio Oriente encetam uma viagem pelo litoral do país em busca de contrabandistas que os levem na travessia do Mar Mediterrâneo. Sem qualquer tipo de censura, são imagens daqueles que não conseguem chegar à Europa e dos centros de detenção na Líbia para onde são reencaminhados enquanto aguardam o repatriamento.

C.A.R.A. ITALIA
Hassan e Abubaker, dois jovens somalis com 20 e 21 anos de idade, cresceram juntos em Mogadíscio durante a guerra civil. A sua amizade estava destinada: colegas de classe na escola primária, encontraram-se novamente em Trípoli durante a sua viagem para a Europa e, finalmente, no C.A.R.A. de Castelnuovo di Porto, um centro de acolhimento para requerentes de asilo a 40 km a norte de Roma. Através voz de Hassan, o documentário narra a sua espera pelo reconhecimento do estatuto de refugiado no vazio do centro, e a sua perplexidade, depois de obtê-lo, por não saber para onde ir. Uma visão interna sobre as condições de acolhimento que Itália reserva para aqueles que têm crescido no mito de uma Europa democrática e civilizada.

 

Screen Shot 2015-05-04 at 15.25.06