CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
 
O Ano do Fim.
O fim do império colonial português: causas, processos, legados.
 
15 e 16 de Janeiro de 2015 — Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa)
 
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Organização: António Costa Pinto (ICS/ULisboa)
e Miguel Bandeira Jerónimo (ICS/ULisboa)

 

 

Entre 10 e 15 de Janeiro de 1975, decorreu uma cimeira para debater a independência de Angola no Alvor, Algarve. Na sequência do acordo entre o Estado Português e o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) sobre a independência da Guiné-Bissau, ratificado no dia 10 de Setembro de 1974, o Acordo de Alvor, assinado no dia 15 de Janeiro entre os três principais movimentos de libertação angolanos – Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) – e o Estado português, constitui um dos momentos mais importantes dos conturbados processos históricos do fim do império colonial português e das independências, que se sucederam durante o ano de 1975. O Acordo de Alvor foi ainda um momento marcante na história do período pós-colonial. Apesar de estabelecer os termos políticos do exercício partilhado do poder em Angola, os referidos movimentos entregaram-se a um conflito armado violento e generalizado. A guerra civil começou, terminando apenas em 2002, com alguns interlúdios marcados por uma paz ténue.
Esta conferência pretende abordar os antecedentes e os legados históricos do império colonial português, em toda a sua extensão, explorando os factores políticos, económicos, sociais e culturais fundamentais para a compreensão do seu fim, reconhecendo as especificidades históricas e geográficas de cada contexto colonial. Para esse feito, encontra-se organizada em torno de vários painéis, cuja coordenação será assegurada por especialistas convidados. Estes painéis correspondem aos temas centrais que permitem oferecer uma visão multifacetada e plural da história do fim do império colonial português.
A composição dos painéis, os conferencistas convidados e as mesas redondas associadas a esta conferência serão divulgados em breve.

 

Comissão organizadora e científica:
António Costa Pinto
Miguel Bandeira Jerónimo
Nuno Severiano Teixeira
Margarida Calafate Ribeiro
Luís Nuno Rodrigues
Ricardo Soares de Oliveira
Marina Costa Lobo

Painéis:
1 – Sessão O colonialismo tardio
2 – Sessão As dinâmicas metropolitanas
3 – Sessão Os conflitos
4 – Sessão As relações internacionais
5 – Sessão Saberes e instituições
6 – Sessão Memória e legados
7 – Sessão Identidades e culturas
8 – Sessão Sociedades Pós-coloniais
9 – Sessão O presente

 

[+info]