Mestrado em Estudos Internacionais

 

Apresentação

 O Mestrado em Estudos Internacionais organiza-se de acordo com uma perspectiva multidisciplinar, integrando unidades curriculares de diversas áreas científicas, desde as Relações Internacionais à Economia, passando pela História e pela Antropologia. É composto por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias que remetem para o estudo das instituições, governação e relações internacionais; outras que incidem sobre os principais desafios societais e do desenvolvimento, os direitos humanos e a cidadania; e outras ainda que se debruçam sobre as dinâmicas da economia e dos negócios internacionais.

Para além das unidades curriculares de tronco comum e de frequência obrigatória, os estudantes têm a liberdade de criar o seu próprio percurso em áreas como África, Índia, China, Médio Oriente e Norte de África, Europa e Estudos Transtlânticos, Gestão Internacional. Os alunos que escolham duas disciplinas numa área de especialização e que elaborem a dissertação sobre a mesma área regional ou temática terão essa escolha reconhecida em menção no suplemento ao diploma.

O Mestrado em Estudos Internacionais permite aos mestrandos desenvolver conhecimentos e competências adquiridos durante o primeiro ciclo numa perspectiva multidisciplinar, na área científica de Estudos Internacionais. O curso aposta na articulação entre ensino e uma investigação crescentemente internacionalizada desenvolvida no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, uma vez que na elaboração da dissertação e do trabalho de projecto os estudantes serão preferencialmente integrados em projectos em curso no referido Centro.

A conclusão do curso confere aos alunos qualificações e competências que permitirão o acesso a uma grande variedade de profissões, tais como ensino, pesquisa, política, administração pública, serviços sociais, organizações da sociedade civil, comunicação social, empresas e negócios internacionais.

As unidades curriculares do Mestrado serão leccionadas em português e inglês, pelo que entre o seu público alvo se encontram os estudantes de outros países europeus mas também de países de fora da Europa, procurando também satisfazer a crescente procura de formação avançada no ISCTE-IUL por parte de estudantes internacionais.

Calendário, regime horário e propinas
Candidaturas e critérios de seriação
Unidades Curriculares

Candidatura Online