Estão abertas até 27 de junho de 2014 as candidaturas no quadro do convénio FCT/CAPES, para o intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos conjuntos comuns de investigação que integrem Formação Avançada, quer na parte portuguesa, quer na parte brasileira. A não inclusão de Jovens Investigadores tem carácter eliminatório. Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.

CANDIDATURAS

As candidaturas deverão ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao Departamento das Relações Internacionais da FCT e a equipa brasileira à CAPES.

Os organismos executores procederão à respectiva avaliação, selecção conjunta e implementação dos projectos seleccionados.

O financiamento a conceder pela FCT diz respeito às despesas de viagem e estadia de curta duração a um ou dois elementos da equipa portuguesa no Brasil.

Para formalizar a candidatura, enviar um e-mail (colocar no assunto: nome do coordenador português – Convénio FCT/CAPES) até ao dia 27 de Junho de 2014, para capes2014@fct.pt (exclusivamente para o envio de candidaturas), Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a seguinte documentação (em PDF): Formulário (download do ficheiro); parecer do responsável da Instituição ou do Departamento no qual o candidato desenvolve trabalho;

Informação disponível em: http://www.fct.pt/apoios/cooptrans/capes/index.phtml.pt