ojogoglobalmudou

Como fazer avançar as relações UE-África? Esta é a questão central a debater no Seminário, o qual pretende analisar o que a parceria UE-África já conseguiu realizar – incluindo os resultados da IV Cimeira, que tem lugar a 2-3 de Abril – e debater as oportunidades e desafios das relações entre os dois continentes, agora e nos próximos anos, num contexto de dinâmicas continentais e globais em rápida mutação.

As análises recentes apontam para a necessidade de uma transformação política e de mentalidades na forma como a parceria UE-África é encarada pelos atores envolvidos, bem como de uma definição clara dos interesses e da responsabilidade mútua das partes, para que seja possível avançar no sentido de um diálogo político efetivo. Assim, a conferência irá refletir e debater as seguintes questões:

(i)   As principais mudanças nas prioridades, necessidades, expectativas e ambições de ambos os continentes nos últimos anos, analisando o que foi conseguido e como foram abordados os desafios recorrentes;

(ii)   O valor acrescentado das relações UE-África em face da diversificação crescente de fluxos e de parceiros para África, bem como o potencial de reforço do diálogo e da cooperação entre esta multiplicidade de intervenientes;

(iii)  O que deverá a parceria tentar atingir no futuro e em que aspetos se devem centrar as duas partes, para assegurar maior participação, melhor cooperação e um diálogo político reforçado, incluindo sobre assuntos globais.

Esta é uma altura crucial para juntar decisores políticos, representantes da sociedade civil e do sector privado, académicos e outros atores interessados, em torno de debates abertos, práticos e multidisciplinares sobre o futuro das relações Europa-África. Contamos com a sua presença!

 

Oradores Confirmados

 

Programa Final

 

Resumo das Sessões

 

As organizações parceiras organizaram uma conferência sobre esta temática em Lisboa, em Dezembro de 2012, cujo relatório pode ser consultado clicando aqui.
A Europe-Africa Policy Research Network (EARN) lançou, em 2010 (por ocasião da III Cimeira UE-África), uma publicação sobre as relações entre os dois continentes, disponível para download.
Consulte ainda o blogue sobre as Relações UE-África, promovido pelo ECDPM e o website oficial da Parceria: http://www.africa-eu-partnership.org/

Entrada livre, mediante inscrição no formulário:

 

Cartaz

Para mais informações contactar:
Patrícia Magalhães Ferreira, Investigadora
pmferreira@imvf.org

Prof. Doutor Fernando Jorge Cardoso, IMVF
Tel: +351 213 256 305

Fernanda Alvim, CEI-IUL
fernanda.alvim@iscte.pt
Tel: +351 210 464 029